Estaduais 2012: Serra Talhada-PE conta com 'inspiração' holandesa


Há 37 anos, a vida de seu Antônio da Silva, mais conhecido como 'Baião', é de absoluta dedicação ao estádio Nildo Pereira de Menezes, o Pereirão. Ele é o responsável pela sobrevivência do gramado , que é capaz de aguentar os 42° comuns a cidade de Serra Talhada no verão.

Aos 74 anos, todo santo dia Seu Baião está lá 'acarinhando' a grama protegido por um poderoso chapéu de palha.Quando perguntado qual o seu time de coração, não titubeia e crava, para segundos depois se corrigir:

- É o Serrano! Quer dizer, o Serra Talhada.

Seu Baião, e os quase 100 mil habitantes do município sertanejo, localizado a 415 km do Recife, ainda não se acostumaram a radical mudança, nascida numa briga politica, que 'exterminou' o antigo Serrano e fez nascer o Serra Talhada Futebol Clube.

Seu Baião tem quase quatro décadas dedicadas ao Pereirão (Foto: Tiago Medeiros, GLOBOESPORTE.COM)Seu Baião tem quase quatro décadas dedicadas ao
Pereirão (Foto: Tiago Medeiros / GloboEsporte.com)

- Houve uma dissidência porque não havíamos publicado as contas do clube no Diário Oficial, como manda a Lei Pelé, e para resolver o impasse, decidimos criar um novo clube. Consultamos a população, a prefeitura e o comércio e optamos por homenagear nossa cidade - explica o presidente José Raimundo, que também já presidiu o Serrano.

Duro é se acostumar com o novo nome.

-A cada dez vezes, em oito eu acabo chamando de Serrano, mas a gente vai se acostumando- assim espera o presidente.

O amarelo e preto foi abandonado e uma combinação não muito convencional foi adotada: laranja e preto. A inspiração nos nossos algozes na Copa da África.

- A gente tinha de escolher uma cor e decidimos pelo laranja e preto em homenagem à Holanda. Uma ideia original, já que não existe nenhum clube em Pernambuco com essas cores - afirma o presidente.

Cores do Serra Talhada foram inspiradas na Holanda (Foto: Tiago Medeiros, GLOBOESPORTE.COM)Cores do Serra Talhada foram inspiradas na Holanda (Foto: Tiago Medeiros / GloboEsporte.com)

(Re)Fundado em 25 de janeiro de 2011, o Serra Talhada é o clube mais jovem entre os participantes do Pernambucano, mas, antes mesmo de completar um ano de vida, já conseguiu seu lugar na elite, levantando o troféu de campeão da Segunda Divisão no ano passado.
Do grupo vencedor, muita gente permaneceu.

Jessuí é a esperança de gols do Serra Talhada (Foto: Tiago Medeiros, GLOBOESPORTE.COM)Jessuí é a esperança de gols do Serra Talhada
(Foto: Tiago Medeiros / GloboEsporte.com)

É o caso do atacante Jessuí, artilheiro da equipe na competição, com 10 gols, e que segue no Serra para voltar à fazer ligações da sua 'chuteira-fone', comemoração que virou sua marca e nasceu por acaso.

- Em 2007, eu estava no Serrano e marquei um gol no Santa Cruz, lá no Arruda. Na hora da comemoração, tirei a chuteira e fiz que estava telefonando para minha esposa. Não imaginava que se tornaria uma marca minha - relembra o atacante de 28 anos, que só iniciou a carreira no futebol aos 18 anos.

- Na época eu só queria saber de surfar, de praia, quando um olheiro do Fortaleza me viu batendo uma pelada e me levou para fazer um teste. Pouco tempo depois já estava no juniores e me destacando nas competições.

Vice-artilheiro do Campeonato Pernambucano de 2007, com 11 gols, quatro a menos que o ex-tricolor Marcelo Ramos, Jessuí promete manter a linha de sua chuteira-fone 'ocupada'.

- Temos um bom time, vamos mandar bem no Pernambucano e eu vou marcar muitos gols - promete.

Paraibano no comando

Temos, sim, condições de fazer um bom Estadual e brigar por uma vaga na semifinal, que vai nos garantir uma temporada cheia"
Reginaldo Sousa

Coube a Reginaldo Sousa a missão de conduzir o Serra Talhada em sua primeira vez na elite do Pernambucano. O treinador paraibano, de 45 anos, que já passou por Central e Ypiranga, acredita numa boa campanha.

-Temos, sim, condições de fazer um bom Estadual e brigar por uma vaga na semifinal, que vai nos garantir uma temporada cheia. Conheço bem o futebol daqui e o meu grupo também tem experiência, sabe bem onde está ‘pisando’ – confia o treinador, que é natural de Campina Grande.

Torcida chega junto

A vitoriosa campanha na Segunda Divisão foi embalada pela torcida ‘da laranja sertaneja’. E com o Pereirão sempre cheio, o Serra Talhada espera fazer valer o mando de campo para ir longe no Estadual. Com capacidade para seis mil lugares, o estádio deve estar sempre cheios nos jogos na cidade.

Contando com o apoio da torcida, os gols do atacante Jessuí, o Cangaceiro espera chamar a atenção no Pernambucano e não só pelo laranja marcante de seu uniforme.

Estádio Pereirão, casa do Serra Talhada (Foto: Tiago Medeiros, GLOBOESPORTE.COM)Estádio Pereirão, casa do Serra Talhada (Foto: Tiago Medeiros / GloboEsporte.com)
GLOBOESPORTE.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário